Emissor de Cupom Fiscal SC – Tudo sobre o ECF

Leitura em 4 minuto(s)

Hoje o tema é  Emissor de Cupom Fiscal SC. Vamos esclarecer as principais duvidas para quem precisar começar a emitir cupom fiscal em SC.

Emissor de Cupom Fiscal SC (ECF) – Como começar?

O Emissor de Cupom Fiscal SC (ECF) vem trazendo muitas duvidas aos pequenos empresários, neste artigo você vai saber como implantar na sua empresa uma solução mínima para atender o básico da automação comercial na sua empresa e atender a legislação fiscal.

Para começar a emitir cupom fiscal em sua empresa é preciso ter 3 três itens indispensáveis veja a abaixo os Equipamentos e Sistemas que você precisa ter:

Emissor de Cupom Fiscal (ECF)
 

Impressora Fiscal Epson TMT-900F Blindada

 sistema-de-frente-de-caixa


Sistema homologado para emitir Cupom Fiscal.

Computador para cupom fiscal


Computador Completo

(O computador precisa de Internet? Sim, é requisito obrigatório para o Suporte Técnico e enviar aquivos para a contabilidade).


Saiba qual equipamento comprar

Você pode contar com a nossa ajuda para adquirir o modelo correto, já vimos diversos casos de clientes que compraram equipamento errado por desconhecer a legislação de Santa Catarina.

Abaixo explicamos com mais detalhes sobre computador, impressora fiscal e sistema para cupom fiscal homologado.

Qual computador devo comprar?
Uma configuração básica, no mínimo 2GB de memória, processador Intel 1.8ghz,  Windows 7 ou superior, se for comprar um computador novo, compre com as configurações acima.

Você pode optar tammbém por um computador usado que você já tem, verifique se está funcionando corretamente, pois seu Frente de Caixa não pode parar.

Se você tem um computador pessoal e quer utilizar para emitir cupom fiscal, avalie fazer uma manutenção e formatar deixando ele exclusivo para a empresa, não use rede social ou vídeos neste computador, para evitar vírus.

Impressora Fiscal Blindada: O que é?

A Impressora Fiscal Blindada é o novo modelo aceito pela SEFAZ SC, este modelo possui módulo blindado que transmite as vendas do cupom fiscal pela internet.

Este modulo que transmite as vendas pela internet ainda não foi ativado, mas o equipamento já é compatível e pronto para uso.

Hoje um modelo homologado é a Epson TMT-900F que atende aos requisitos do novo convênio 09/09, que determina o uso de Equipamento Fiscal Blindado.

Se você não conhece a Impressora Fiscal Epson, acesse a pagina Impressora Fiscal.(Assista ao Vídeo).

Para que serve o Sistema para Cupom Fiscal?
O sistema para cupom fiscal é capaz de gerenciar e automatizar os controles da sua empresa como Estoque de produtos, Vendas, Cupom Fiscal e Finanças.

O Sistema é o que envia as vendas para o cupom fiscal. Também fornece informações uteis a sua contabilidade. E vai gerar dados para analise em relatórios para tomada de decisão.

Como  produtos mais vendidos, relatório de comissão, Analise de compras, qual cliente mas compra entre outros relatórios.

Duvidas Gerais Sobre o Emissor de Cupom Fiscal

 

Qual o prazo para Instalação?
O prazo é de 7 as 15 dias dependendo da sua cidade e estado, documentação da empresa e se você já esta com a situação cadastral ativa, vamos falar mais abaixo sobre isso.

O que é Lacração Inicial do ECF?
Para poder utilizar seu ECF -Emissor de Cupom Fiscal SC ele deve ser inicializado com os seus dados como por exemplo CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia, Inscrição Estadual entre outros dados como endereço.

Esse procedimento deve ser feito por uma empresa habilitada.

Preciso ter nota fiscal do computador e da impressora fiscal para fazer a lacração?
A nota fiscal da impressora fiscal é obrigatória, já a do computador não é mais exigido pela SEFAZ de SC.

Posso instalar em notebook?
Não é permitido o uso de Sistema PAF-ECF em notebook, devido a ser caracterizado como de uso pessoal.

Posso comprar uma impressora fiscal usada?

Não. Desde o novo convênio 09/09 que é aceito por SC a impressora fiscal passou a ter um modulo blindado e se tornou mono-usuário, onde só é possível utilizar 1 CNPJ por equipamento fiscal, não é mais permitido trocar esses dados.

No convênio antigo era possível substituir a memória da impressora e adicionar um novo CNPJ, mas apartir do novo convênio 09/09 não é mais possível.

O Sistema para emitir cupom fiscal pode ser em nuvem?
Não, deve ser instalado um aplicativo no seu computador e também deve estar homologado para Santa Catarina, no nosso estado é exigido a Homologação do software, diferente de outros estados.

Exemplo o Paraná não exige homologação do software PAF-ECF.

A Legislação de Santa Catarina determina o uso do PAF-ECF em sua versão mais atual. (Programa Aplicativo Fiscal do Emissor Cupom Fiscal).

O que pode impedir minha empresa de conseguir emitir cupom fiscal?

Se a sua empresa já está em funcionamento e você já emite alguma nota fiscal, a princípio você não terá problemas para solicitar sua Impressora Fiscal.

Se você está abrindo uma empresa nova é necessário solicitar a liberação do bombeiro, alvará sanitário, alvará de funcionamento e entre outros documentos.

Sua inscrição estadual precisa sair de INATIVO – CONDICIONADO REGIN, para ATIVO ai você já consegue habilitar sua Impressora Fiscal e fazer a lacração Inicial.

Acesse o sintegra e consulte a situação cadastral da sua empresa www.sintegra.gov.br

Para consultar a situação cadastral da sua empresa você pode fazer uma consulta pelo site do Sintegra, escolhendo o seu estado e digitando os dados do CNPJ da sua empresa.

Após consulta vai aparecer a informação em Situação: Ativo ou Inativo (CONDICIONADO REGIN).

Artigos Relacionados

Veja também um artigo aqui do blog que explica as diferenças entre o leitor CCD e Laser e qual é mais indicado para sua empresa, gravamos um vídeo testando os dois modelos.

Artigo: Qual Leitor de Código de Barras escolher?

Você precisa emitir nota fiscal eletrônica conheça o Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas.

Ainda tem dúvidas? Quer conversar com a gente envie sua duvida para contato@infocontab.com.br com o assunto Emissor de Cupom Fiscal SC.

A Infocontab Sistemas, fornece soluções em gestão com emissor de cupom fiscal sc ou nota fiscal eletrônica em Itapema-SC, e cidades próximas como:

Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Brusque, Joinville, Blumenau, Florianópolis, São José e Biguaçu.