Leitor de código de barras laser ou CCD ?

Leitura em 3 minuto(s)



O Leitor de código de barras, é peça fundamental para quem possui muitos itens em sua loja e precisa ter agilidade nas vendas. Apartir de 50 à 100 itens já é recomendado ter um leitor, não é muito fácil decorar vários códigos de produtos. Sem o leitor o processo de vendas é mais demorado ao ter que procurar código por código ou digitar o nome do produto.

Para muitos donos de empresas o leitor de código de barras tem ajudado bastante. Veja 4 pontos que destacamos:

1. Leitura da chave de acesso da nf-e

Cadastrar a nota fiscal eletrônica de compra com o leitor é muito mais rápido e evita erros de digitação manual. Você pode por exemplo ler a chave de acesso da nota fiscal eletrônica, baixar e importar os produtos para o seu sistema.

Alguns sistemas já importam a nota fiscal eletrônica, o nosso sistema tem esse recurso. (Você pode assistir uma Demonstração em vídeo aqui)

2. Conferência e Inventário de estoque

Através do leitor é possível conferir de forma rápida os principais produtos do seu estoque ou até mesmo realizar um inventário através do leitor de código de barras e atualizar suas quantidades em estoque no sistema.

3. Pagamento de Boleto Bancário com o Leitor

Se você gosta de economizar seu tempo pagando seus boletos pela internet e evitar a fila do banco, neste ponto o uso do leitor também é muito interessante. Você pode aproveitar seu leitor para fazer pagamentos, desde que ele seja um leitor laser. Mais abaixo você vai entender melhor do que estamos falando, testamos os dois tipos de leitores: o leitor Laser e o leitor CCD.

4. Use o leitor para registrar suas vendas

O Frente de Caixa de sua empresa deve ser rápido, pois a maioria das pessoas não gostam de ter que esperar em filas, certo? Com o leitor você melhora seu atendimento e aumenta a produtividade do seu ponto de venda. Registre suas vendas através do código de barras, evite erros de digitação.

Comparativo: Laser ou CCD qual escolher?

Resolvemos gravar um vídeo para mostrar o funcionamento de dois tipos de Leitores de mão, que são os mais usados em lojas e empresas.

Leitor CCD: Possui preço acessível, ele da conta do recado para usar em uma pequena empresa. Ele lê com facilidade os produtos, Danfe da Nota fiscal eletrônica e outros tipos de códigos. No teste do vídeo abaixo ele não conseguiu ler o boleto. Devido ao feixe de leitura ser menor que o tamanho do código de barras.

Um ponto importante é que para ler com o leitor ccd é necessário encostar o leitor bem próximo do código de barras para conseguir fazer a leitura. O modelo que testamos no vídeo é o Leitor da Elgin CCD BS 313 com conexão USB, não precisa instalar é só conectar no computador e usar.

Leitor Laser: é bastante utilizado em distribuidoras, lojas e empresas em geral. Possui maior velocidade na leitura do código de barras, no teste que fizemos ele passou em todos. Testamos com um produto, Danfe da nota eletrônica e um boleto bancário.

Já com o Leitor Laser: não precisa encostar no código de barras, ele consegue ler de longe o código. Se sua loja tem horários com picos de vendas com grande fluxo é recomendado usar um leitor laser. O modelo que testamos no vídeo é o Leitor Laser da Elgin Nero 100 com conexão USB, não precisa instalar é só conectar no computador e usar.

Veja os Testes Realizados




Sobre a Infocontab Sistemas: é uma empresa de Tecnologia, trabalhamos com Sistemas para gestão de lojas, Impressoras Fiscais, Leitores de Código de barras em Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas.