Planejamento: Como definir o foco da empresa?

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O que você quer para o seu futuro? Todo empreendedor tem seus sonhos, mas nem todos conseguem realizá-los.Por que isso? Sorte? Destino? Ou, simplesmente, falta de um projeto, de um planejamento que o leve à realização desses sonhos.

Fazer um planejamento é muito importante para quem sonha em ter ou mesmo para quem já tem um negócio.

Para definir o foco da sua empresa é imprescindível que você responda a essas perguntas básicas:

Para quem eu vou vender? O quê? quais produtos? Enfim, essas são questões que terá que responder para visualizar o tipo de negócio que pretende ter, buscar mais conhecimento e se tonar especialista nele.

Planejamento

Planejar é buscar informações e organizar seus conhecimentos sobre o seu negócio, sobre seus clientes potenciais, atuais e também sobre os seus concorrentes.Esse conhecimento deve ser estruturado na forma de planejamento. O planejamento traz muitas vantagens e propicia a empresa a utilizar melhor os seus recursos.

É através dele que o empreendedor percebe o que está funcionando bem e o que não está, e permite que ele interfira nos resultados.

O planejamento também auxilia na antecipação de problemas e oportunidades, ajudando no direcionamento das empresas, de acordo com as oportunidades do mercado.Quem pensa  antecipadamente sobre o seu negócio, tem tudo para vender mais e melhor.

Identificação do Mercado-alvo

O Mercado-alvo é o grupo de consumidores que a sua empresa decide atender. Ele possui necessidades e características em comum, e provavelmente comportamentos de compra semelhantes.

Essa definição é fundamental, porque pessoas diferentes procuram produtos diferentes.

Ex: Idade, renda, sexo, escolaridade, tipo e localização do domicílio, profissão, personalidade e hábitos de consumo são alguns fatores que dizem muito sobre o seu mercado-alvo.

Todo empreendedor quer manter seu negócio por um longo tempo, sempre crescendo, conseguindo bons níveis de lucratividade e de retorno nos investimentos.

Por esse motivo, conhecendo o seu mercado alvo, entendendo suas necessidades, você poderá atendê-lo melhor.
Assim, sua empresa poderá se especializar no atendimento de um tipo de público, oferecendo os produtos de seu interesse aumentando sua assertividade e receita.

Use o conhecimento para tomar suas decisões. Descubra tudo que puder sobre o seu mercado-alvo. Não tente advinhar, pesquise!

Para identificar o seu mercado alvo, você deve se fazer uma serie de perguntas, tais como:

1. Quem compra o meu produto?

2. Qual o perfil do meu cliente? (Sexo,Idade,Renda, Estilo de Vida e etc…)

3. Quando o cliente compra o meu produto (todo dia, uma vez por mês ou só quando precisa)?

4. É uma compra não planejada (compra por impulso)?

5. Para comprar o produto ele consulta outras pessoas ou decide sozinho?

6. Quem compra é a mesma pessoa que usa o produto?

Respondendo a essas 6 questões você terá identificado o mercado-alvo do seu negócio.
Talvez você precise fazer uma pesquisa, tenha que perguntar aos clientes ou consumidores
de outras lojas. Vai dar um certo trabalho, mas os resultados compensam. Pode apostar!

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